Criado em 1979, o Instuituto Politécnico de Coimbra é uma instituição de ensino superior pública, integrando seis unidades de ensino: Escola Superior Agrária (ESAC); Escola Superior de Educação (ESEC); Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC); Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH); Instituto Supeiror de Contabilidade e Administração (ISCAC) e Instituto Superior de Engenharia (ISEC). Com uma forte componente prática sustentada por uma sólida formação teórica, os cursos existentes estão orientados para as nacessidades do mercado de trabalho e asseguram altas taxas de empregabilidade. Informações atualizadas evidenciam que o IPC:
- Tem cerca de 10000 estudantes, 653 docentes e 378 não docentes;
- Mais de 45% dos trabalhadores tem doutoramento;
- Investigadores/professores estão integrados em mais de 60 centros científicos de I&D reconhecidos pela FCT, incluindo o CERNAS, organizado pelo próprio IPC;
- Neste momento, investigadores e equipa técnica estão envolvidos em cinco projetos nacionais e seis financiados pelo H2020, entre vários serviços técnicos e científicos especializados aplicados nas PME;
- Tem vindo a aumantar a sua posição nos rankings de produção científica (15ºlugar em Portugal), visando a curto-médio prazo situar-se entre as 10 primeiras instituições nacionais, e no ranking SCIMAGO entre as 120 instituições ibero-americanas;
- Nos últimos anos esteve envolvido em mais de 15 processos de patentes nacionais e internacionais nos campos científicos da mecânica, eletrónica e automação, ciências da saúde e ciências agrárias, ambientais e de alimentos.
Com o objetivo de ganhar peso e dimensão científicos a nível nacional e internacional, o IPC criou recentemente o Instituto de Investigação Aplicada de Coimbra (i2A) que visa: a) promover, estimular, apoiar e gerir as atividades de investigação aplicada; b)contribuir para a racionalização e gestão integrada dos recursos científicos do IPC; c) desenvolver pesquisa aplicada, transferência de tecnologia e conhecimento para indústrias e comunidade de forma a desenvolver e melhorar produtos, processos e serviços.
O i2A coordena seis laboratórios de alta tecnologia focados em questões de saúde, biomecânica, TIC e recursos naturais e endógenos, com um investimento superior a 3.2M€ e totalmente alinhado com o RIS3 nacional e regional. Estes laboratórios juntam equipamentos e infraestruturas de topo com equipas multidisciplinares e integradas de pesquisa. São eles: Laboratório de Biomecânica Aplicada (LBA); Laboratório de Ciências Aplicadas à Saúde (LABINSAÚDE); Laboratório de Computação de Elevado Desempenho (LACED); Laboratório Robocorp (ROBOCORP); Laboratório de Soluções Industriais Sustentáveis (SISUS) e o Laboratório de Vlaorização de Recursos Endógenos e Naturais (VALOREN).
Contactos Gerais
Instituto Politécnico de Coimbra
Coordenadas: Latitude 40°12’17.65″N | Longitude 8°27’14.13″W
Endereço: Rua da Misericórdia, Lagar dos cortiços – S. Martinho do Bispo
3045-093 Coimbra
Telefone: 239 791250
E-mail: ipc@ipc.pt
A Escola Superior Agrária de Castelo Branco foi criada pelo Dec. Lei n.º 513-T/79 de 26 de Setembro e a sua primeira Comissão Instaladora foi nomeada em 29 de Setembro de 1980, através do despacho n.º 329/80 (DR II Série n.º 225).
As actividades lectivas iniciaram-se no ano lectivo de 1983/84, então com dois cursos de bacharelato – Produção Agrícola e Produção Animal.
Dois anos mais tarde (1985/86), um terceiro curso passou a ser ministrado na Escola, concretamente o de Produção Florestal.
Em 1989/90 foi a vez de se dar início às actividades letivas do curso de Bacharelato em Maquinaria Agrícola.
Dando resposta às solicitações crescentes em matéria de ambiente e recursos naturais, foi criado o curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais em 1994/95.
Finalmente, em 1996/97 iniciou-se o curso de Bacharelato em Engenharia Rural , que, com um plano curricular mais abrangente, veio substituir o curso de Maquinaria Agrícola. No sentido de melhor harmonizar os cursos propostos pela Escola com as necessidades do mercado, este curso acabou por vir a ser integrado naquele que mais tarde se designou de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente, constituindo a ‘opção/ramo Rural’ do mesmo.
Em 1998/99, devido à alteração na Lei de Bases do Sistema Educativo, passa a ser permitido às Escolas Superiores Agrárias ministrar cursos de Licenciatura e conferir o respetivo título académico.
Contactos Gerais
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Endereço: Quinta da Senhora de Mércules Apartado 119
6001-909 Castelo Branco
Telefone: 272 339 900
Fax: 272 339 901
A Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco (CATAA) desenvolve a sua atividade de apoio técnico e tecnológico à agro-indústria em três grandes áreas de intervenção:
- Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos;
- Investigação Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico;
- Capacitação e Prestação de Serviços.
As instalações foram concebidas com secções independentes para receção de amostras, unidades piloto, unidades laboratoriais e áreas de apoio. Possui uma estrutura vertical integrada, constituída por quatro unidades piloto e três unidades laboratoriais por forma a responder aos desafios das seguintes fileiras: Leite e Lacticínios, Azeite, Hortofrutícolas, Carnes, Cereais, Mel, Vinho e Vinha.
Neste sentido tem vindo a implementar e validar diversas metodologias nas diferentes áreas de intervenção. Estas metodologias foram implementadas e utilizadas em diversos trabalhos de apoio à comunidade. Em todos estes trabalhos foram realizados de forma complementar análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.
A CATAA tem vindo a desenvolver linhas de trabalho conjuntas com diferentes empresas e instituições permitindo assim a transferência de Know-how, o aumento da competitividade, a inovação e consequente valorização dos produtos.
Contactos Gerais
CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar
Coordenadas: + 39.811447, -7.522794
Endereço: Zona Industrial de Castelo Branco, Rua A
6000-459 Castelo Branco, PORTUGAL
Telefone: 272 349 100
Fax: 272 349 101
IPC
Marta Henriques | mhenriques@esac.pt (PI)
Aida Silva | aidams@esac.pt
Inês Seabra | iseabra@esac.pt
Ivo Rodrigues | ivorod@esac.pt
Fernanda Ferreira | fferreira@esac.pt
Susana Dias | sudias@esac.pt
João Noronha | noronha@esac.pt
Sandra Santos | sds@esac.pt
Mª João Barroca | mjbarroca@gmail.com
Cristina Galhano | cicgalhano@esac.pt
Luis Castro | mcastro@isec.pt
Nazaré Pinheiro | mnazare@isec.pt
Ana Veloso | anaveloso@isec.pt
Mª João Moreira | mjmor@isec.pt
ESA IPCB
Fernanda Delgado | fdelgado@ipcb.pt
Cristina Pintado | cpintado@ipcb.pt
Mª Manuela Goulão | manuela@ipcb.pt
CATAA
André Nunes | andrenunes@cataa.pt
Luísa Paulo | luisa.paulo@cataa.pt